“Pelo S. Martinho… lume, castanhas e vinho”, é o que diz o ditado popular.
As comemorações em honra deste santo, que é um dos mais populares do Ocidente, fazem esquecer um pouco o frio que já se começa a sentir nesta época do ano.
Conheces a Lenda de S. Martinho?
S. Martinho terá nascido na Hungria e, num dia de inverno, quando se encontrava ao serviço do Imperador Romano, em França, ter-se-á deparado com um mendigo, que pedia esmola sob uma terrível tempestade.
Compadecendo-se do homem, Martinho terá cortado a sua capa de soldado ao meio e oferecido metade ao pedinte. Nesse momento a tempestade parou e deu lugar aos raios de sol num maravilhoso céu azul.
Conta-se também que, nessa noite, Martinho sonhou com Jesus envergando a capa. O sinal levou-o a abandonar a vida militar, dedicando-se assim à vida religiosa.
Depois da sua morte, no ano de 397, o seu culto foi-se propagando, sendo hoje uma das tradições mais enraizadas em Portugal.
Na nossa escola o dia de S. Martinho será memorável, com muitas atividades para se confraternizar e praticar desporto e, como já vem sendo hábito, haverá oportunidade para saborear umas irresistíveis castanhas assadas, trazidas no tradicional carrinho de vendedor de rua.
Sem comentários:
Enviar um comentário