09 novembro, 2010

Pelo S. Martinho...


“Pelo S. Martinho… lume, castanhas e vinho”, é o que diz o ditado popular.

As comemorações em honra deste santo, que é um dos mais populares do Ocidente, fazem esquecer um pouco o frio que já se começa a sentir nesta época do ano.

Conheces a Lenda de S. Martinho?

S. Martinho terá nascido na Hungria e, num dia de inverno, quando se encontrava ao serviço do Imperador Romano, em França, ter-se-á deparado com um mendigo, que pedia esmola sob uma terrível tempestade.

Compadecendo-se do homem, Martinho terá cortado a sua capa de soldado ao meio e oferecido metade ao pedinte. Nesse momento a tempestade parou e deu lugar aos raios de sol num maravilhoso céu azul.


Conta-se também que, nessa noite, Martinho sonhou com Jesus envergando a capa. O sinal levou-o a abandonar a vida militar, dedicando-se assim à vida religiosa.

Depois da sua morte, no ano de 397, o seu culto foi-se propagando, sendo hoje uma das tradições mais enraizadas em Portugal.

Na nossa escola o dia de S. Martinho será memorável, com muitas atividades para se confraternizar e praticar desporto e, como já vem sendo hábito, haverá oportunidade para saborear umas irresistíveis castanhas assadas, trazidas no tradicional carrinho de vendedor de rua.


Sem comentários:

Programação de atividades - Semana da Leitura 2012

Pesquisar neste blogue

CATÁLOGO DA BIBLIOTECA

Descobre o fundo documental da BE da E.B. 1 Faro Nº1 S. Luís...
Consulta o catálogo em
http://www.rbe.min-edu.pt/np4/109.html

Blogues das turmas da E. B. 1 Faro Nº 1 - S. Luís

Seguidores