14 fevereiro, 2011

Dia de S. Valentim - 14 de Fevereiro


O dia de S. Valentim era, até há algumas décadas, uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo dos séculos XX e XXI o hábito estendeu-se a muitos outros países, incluindo Portugal.
Celebra-se neste dia a união amorosa entre casais, tendo como principal referência a troca de presentes, de cartões com mensagens românticas, manifestações de carinho...

História de S. Valentim

A história do Dia de São Valentim remonta ao tempo em que o governo do imperador Claudius II, no século III, o Império Romano estava envolvido em diversas campanhas militares consideradas demasiadas sangrentas, o que levou a dificuldades na recruta de novos soldados para as legiões.
Os homens do império não se alistavam no exército porque tinham as suas mulheres e seus filhos e não queriam se separar deles. Para resolver este problema, o imperador ordenou e decretou que os jovens fossem proibidos de casar.

Contrariando essa determinação, Valentim, bispo de Terni, continuou a efectuar casamentos de jovens apaixonados. Ele era da opinião que o homem não tinha direito de separar tão belos sentimentos: o Amor.
Contudo, quando o imperador tomou conhecimento da celebração dessas cerimónias ordenou a decapitação do bispo Valentim, facto que ocorreu a 14 de Fevereiro de 270. Em 498, o Papa Gelasius canonizou-o, pela sua abnegação em prol da fé e do amor.

Durante a Idade Média, Valentim foi um dos santos mais populares na Inglaterra e na França. Vários países adoptaram este dia como feriado. É o caso da Inglaterra desde o século VII e dos Estados Unidos desde 1700.

Sem comentários:

Programação de atividades - Semana da Leitura 2012

Pesquisar neste blogue

CATÁLOGO DA BIBLIOTECA

Descobre o fundo documental da BE da E.B. 1 Faro Nº1 S. Luís...
Consulta o catálogo em
http://www.rbe.min-edu.pt/np4/109.html

Blogues das turmas da E. B. 1 Faro Nº 1 - S. Luís

Seguidores